Empresa de Projeto de Engenharia Civil em Campinas

Projeto Estrutural

É o cálculo que vai definir a estrutura necessária para a sustentação de uma construção. Ele tem o objetivo de prever o comportamento das estruturas em relação aos esforços aplicados a elas e entre elas, e das deformações ao longo da vida útil delas.

A importância do projeto estrutural pode ser dividida em três pilares, segue abaixo cada uma delas:

1. Durabilidade – o projeto define materiais, técnicas construtivas entre outros fatores de acordo com as características ambientais e geográficas da obra e seus riscos de deterioração estrutural, e permite que a obra se mantenha estável e segura com o passar dos anos.

2. Econômica – é o mais interessante, pois ela proporciona um alívio relevante para o bolso do cliente. Pois a partir do planejamento estrutural feito por um profissional especializado aperfeiçoa-se a estrutura da obra, evitando erros de superdimensionamento cometidos por empreiteiros ou profissionais sem o conhecimento técnico necessário, com essa otimização você já observará uma economia relevante, pois vigas e pilares excedentes não serão levantados e a fundação será condizente com a obra, além de reduzir o tempo de obra, os recursos humanos necessários e prever problemas e possíveis soluções caso eles aconteçam, gerando uma agilidade muito interessante ao longo da execução, como os gastos financeiros são reduzidos, o que faz com que o projeto estrutural seja considerado um investimento e não um custo.

3. Segurança – os projetos estruturais são elaborados com base em normas técnicas do setor, criadas por comissões de estudo da respectiva área, formada por produtores, consumidores, universidades, laboratórios, entre outro, isso confere mais confiabilidade à sua obra e segurança quanto às técnicas e materiais empregados. O cálculo estrutural é um dimensionamento completo, embasado em diversos fatores que influenciam na sua obra e representa uma ferramenta fundamental no êxito da sua empreitada.

Projeto Elétrico

O projeto elétrico é complementar ao projeto arquitetônico que analisa os aspectos técnicos da instalação hidráulica.

Consiste na determinação de detalhamento de circuitos e cálculo de materiais elétricos, tanto em especificação quanto em quantidade, além de como serão feitas as instalações que demandam energia elétrica, isso vale para iluminação e para a rede de tomadas. 

Nos projetos elétricos o responsável pela execução, geralmente um eletricista, possui todas as informações necessárias para fazer corretamente as instalações elétricas da obra.

Para muitos, os projetos elétricos residenciais são uma parte descartável do planejamento de reforma ou construção de uma edificação, mas pessoas pensam assim porque não compreendem a importância do projeto e a quantidade de riscos que são que minimizados através dele. 

O projeto elétrico planeja como funcionará toda a fiação elétrica e futuras instalações na construção.

Projeto Hidráulica

O projeto hidráulico assim com o projeto de elétrica também é complementar ao projeto arquitetônico e analisa os aspectos técnicos da instalação hidráulica.

Nele são definidos por onde passarão as tubulações, posição e suporte da caixa d’água, características e tipos de tubos e conexões, entre outras partes do sistema.

Infelizmente o projeto hidráulico é considerado auxiliar e por isso a maioria das edificações não tem este projeto. Como consequência os proprietários acabam gastando mais na compra de materiais e tendo muitas dores de cabeça em reformas e manutenções.

A instalação hidráulica representa 3% do custo total da obra, mas é responsável por mais de 70% dos problemas pós construção ou reforma.

Lembre-se, refazer custa mais caro que fazer, por isso temos que ficar atentos a esta parte da construção.

Como exemplo disso temos os seguintes casos:

Pretende mudar uma parede, fazer um buraco para uma nova porta, colocar uma prateleira ou ainda consertar um vazamento interno de uma parede, você tem de ter em mãos a planta geral de instalação hidráulica para:

Localizar a passagem dos canos, e quais;

Saber qual é o registro que fechará a água ou qual a caixa onde se desconecta um determinado cômodo;

Saber quais as ramificações que ficarão à seco (banheiros, cozinha, etc.) ou no escuro caso o conserto leve tempo.

Um aspecto muito importante para se levar em conta é a pressão da água na rua, quando a pressão da água é muito baixa, acaba levando tempo demais para encher a caixa d’água, isso acarreta desde a escassez da água em casa ao mau funcionamento de chuveiros (com pingos ao invés de jatos), lavadoras de roupa (demoram para encher) e de louça (demora para completar sua função). Em contrapartida, se a pressão é demasiadamente alta, a tubulação deverá ser mais larga e com conexões bem mais fortes. A saída é instalar dispositivos que controlam esses extremos de pressão.

Cases de Sucesso

Confira alguns cases de sucesso de clientes da UNIRE Engenharia que garantiram a tranquilidade e satisfação antes, durante e depois da obra.

Precisa de um orçamento?

Solicite um atendimento personalizado preenchendo o formulário de contato ao lado ou ligue para (19) 98265-9678

6 + 13 =